sábado, 18 de abril de 2009

EM RESPOSTA A MATÉRIA: "ANALFABETOS FUNCIONAIS: O GRANDE DESAFIO DA EDUCAÇÃO" DO JORNAL DIÁRIO DE RIO CLARO DE 02/04/2009

A minha resposta é em função das partes grifadas da matéria, principalmente ao que diz "Há uma série de fatores que favorecem o analfabetismo funcional. ' Em 1º lugar, a MÁ FORMAÇÃO DOS PROFESSORES CONTRIBUI PARA ISSO".
Concordo com a pedagoga Lucimara Murback Jorge, que existam profissionais não qualificados no magistério público, e até mesmo no privado, mas contudo não há a necessidade de generalizar! A simples colocação "de alguns professores" já mudaria toda a interpretação da matéria!
Acaso em algum momento este jornal, ou mesmo a pedagoga entrevistada veio conferir as minhas habilitações, Eu não sou e não me considero mal formado, despreparado, incapaz de realizar as minhas atividades enquanto docente! pelo contrário, me sinto capaz de atuar como professor, como já tenho atuado desde março de 2007, não me considero o melhor professor do mundo, mas me esforço para ser o melhor para os meus alunos, buscando trabalhar sempre com recursos didaticos, aulas expositivas, incentivando a cultura e a leitura, e buscando sempre um relacionamento cordial com meus alunos.
A formação de um professor não termina com a colação de grau em suas universidades e faculdades, ela é contínua, gradual, e ocorre diariamente com o enfrentamento de novas situações em sala de aula, como por exemplo alunos analfabetos funcionais!
Nós, professores já somos muito atacados, e pouco defendidos!Professore como EU, que atuam ainda de forma eventual / OFA / ACT , que possuem todas as responsábilidades de um professor EFETIVO, mas não possuem e não podem gozar dos mesmos direitos MERECEM O RESPEITO, A ADMIRAÇÃO E A AJUDA de todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário