domingo, 29 de março de 2009
quinta-feira, 26 de março de 2009
INFORMAÇÕES SOBRE A DANÇA!
Dança é o desenho feito pelo corpo no espaço, é uma forma de expressão e comunicação, onde o corpo do bailarino (a) é o suporte, o material e a ferramenta. Na dança o único elemento indispensável é o movimento.
Em resumo, a dança é um desenho construído pelo corpo, que tem o espaço como material, o corpo como suporte, e ambos como ferramenta. A dança é uma forma de comunicação e expressão, cujos movimentos são os únicos elementos indispensáveis.
O momento da dança pode ser “aprimorado, aperfeiçoado” com elementos do cotidiano (objetos comuns) incorporados como elementos cênicos, ou mesmo com objetos incomuns, que causem estranhamento.
Os cenários, os movimentos, e as luzes ajudam a dança a ser mais expressiva. A dança pode ser apreciada, interpretada, encenada, e analisada de várias formas. Darçar e se expressar pela dança são produtos de uma ação do corpo, vivenciada dos pés a cabeça, interna e externamente.
Existem quatro fatores de movimentos identificados na dança [Rudolf Loban]
1) Fluência
a. Livre: continuada, expandida: quando o movimento não pode ser contido, parado, dando a sensação de fluidez;
b. Controlada: contida, controlada, limitada: quando o movimento pode ser interrompido a qualquer momento, dando a sensação de movimento de pausa;
2) Espaço: é onde o bailarino (a) está atuando, e criando um lugar que lhe pertença. Existe o espaço imaginário, e o espaço como limite de ação. O uso do espaço pode se dar de duas formas, conforme a qualidade do movimento:
a. Forma direta: quando o movimento mantém uma trajetória, tem uma atenção direta no espaço e emprega movimentos retos e lineares;
b. Forma Flexiva: quando o movimento é definido como arredondado, ondulante, plástico, e indiretos;
São usadas várias partes do corpo indo a diferentes lugares ao mesmo tempo. Existem três níveis de movimentos:
1º Baixo: vai do deitar ao engatinhar
2º Médio: vai do engatinhar ao sentar, ao ficar de pé;
3º Alto: vai das pontas dos pés aos saltos em altura;
3) Peso: auxilia na conquista da verticalidade, a tarefa do fator peso é auxiliar na assertividade;
4) Tempo: indica o ritimo das ações e apresenta os acontecimentos que ocorrem um após o outro (seqüência). O tempo pode se apresentar:
a. Sustentado (lento) ação por um largo/longo espaço de tempo
b. Súbito (rápido): ação durante breves espaços de tempo.
A dança cria um canal de comunicação entre o bailarino(a) e o público que o contempla.
Reflexão sobre a dança:
• O que a dança pode comunicar?
• Qual é a voz da dança?
• A dança dependo da música ou do ritimo?
Processo de criação da Dança?
• Como começa a dança?
• Como começa o processo de criação da dança? O que é preciso levar em consideração:
1) O estilo (jazz, blues, ballet, forró, hip-hop, axé, samba, funk, pagoda, rock, psy, tango, bolero, valsa, contry, etc.)
2) O espaço físico (salão, meio urbano, palcos, trio elétrico, etc.)
3) O tempo, o ritimo, a música
4) Nº de bailarinos (as)
5) Figurini
6) Os movimentos
7) Objetos cênicos
8) Recursos (iluminação, fumaça, cortinas, etc.)
9) Os diálogos entre a dança e o publico;
10) O enredo narrado pela dança, a história, a cultura, a política, o ritual, a sociedade, etc.
domingo, 22 de março de 2009
ATIVIDADE PARA OS ALUNOS DO BARÃO - ANÁLISE DO MOVIMENTO DAS DANÇAS
BOLERO
DANÇA DO VENTRE
DANÇA INDIANA
DANÇA CHINESA
BALLET
quarta-feira, 18 de março de 2009
FILMES QUE EU RECOMENDO!!

Tudo que Kate Parker sempre quis era dançar na Academia Americana de Balé. Mas ela não é aceita e aprende que talento natural só não basta para quem quer vencer no mundo da dança. Com uma passagem por uma boite moderna de hip-hop club e a ajuda de um bonito jogador de hóquei que virou dançarino, ela ainda tem uma chance de realizar seus sonhos.
Um filme energético e sensual com uma coreográfica fantástica!” - Alessandra Stanley, New York Times
MEUS ALUNOS DA E.E. BARÃO DE PIRACICABA, DAS 8ª 1 E 2, E DAS 7ª 1,2,3,4 DEVEM ASSISTIR AO FILME E FAZER COMENTÁRIOS NO BLOG PARA NOTA!
E UM RELATÓRIO PARA SER ENTREGUE!!!!!!
EU VOU PASSAR O FILME PARA VOCÊS EM SALA! PORÉM QUEM QUISER BAIXAR! FIQUE A VONTADE...
NÃO FALTEM NAS PRÓXIMAS SEMANAS PARA NÃO PERDEREM O FILME!!!!!!!!
terça-feira, 17 de março de 2009
O comodismo e o COMO
Como é cômodo para um maestro receber as críticas e os elogios, quando na verdade esses devem ser divididos com toda a orquestra...
O mesmo é com nossas vidas, não paramos para refletir o quanto somos comodistas! Em nossos empregos, em nossas casas, em nossos relacionamentos, sempre esperamos os resultados, sempre queremos ser favorecidos, mas nunca queremos ser os favorecedores, nunca queremos ser aqueles que irão quebrar a cabeça e perder noites de sono para conseguir atingir os resultados. Não queremos saber quem fez o cafezinho, queremos ele bem quente e fresco na hora certa,não queremos saber quanto tempo foi necessário para algo funcionar, queremos esse algo funcionado,não queremos saber se tudo foi aprendido com perfeição, queremos ver tudo funcionando, sem nenhuma falha, tudo perfeito. Não queremos saber se seu trabalho depende de outra pessoa, queremos ver o trabalho feito... Não nos importamos com o COMO, só nos preocupamos com o nosso comodismo! E nessa nossa preocupação com o nosso comodismo acabamos por magoar as pessoas...
sábado, 14 de março de 2009
FELIZ ANIVERSÁRIO!!
O que você conseguiu aprender com uma discussão?
Então, nesse momento, enquanto lê essa mensagem, lembre-se de Jesus, que foi humilhado, espancado, zombado, cuspido, ironizado, covardemente crucificado pelos nossos pecados, e mesmo após sofrer tudo o que sofreu, e que sabemos que não foi pouco, teve a nobreza de perdoar os pecados de um ladrão, que também estava crucificado! E muito além desse ato, perdoou nossos pecados, pagando com a morte por eles...
Jesus foi homem como eu, e como você, foi humano, ele não era um ser celestial, um anjo, ele era humano, sofria com coisas humanas, sentia o mesmo que nós sentimos muitas vezes, e mesmo assim teve a nobreza de perdoar quem tanto lhe fez mal... Eu posso garantir que cada um dos soldados que torturaram a Jesus foram perdoados por ele, tiveram seus pecados absorvidos por ela no momento em que ele falecia na cruz...
"Ó pai perdoai, pois não sabem o fazem".
Não importa a ofensa que alguém lhe tenha feito, não importa a crueldade com que esta pessoa te tratou, lhe humilhou, de que forma esta pessoa fez com que lagrimas caíssem de teus olhos, tenha em si o perdão para ela, não guardem rancor, não trate com indiferença, pois o principio para se ser perdoado, é perdoar, como fala na oração do "Pai nosso".
Que Deus os iluminem, não tão somente no dia de hoje, mais em todos os demais dias da sua vida... Que você saiba aproveitar essa mensagem, e que ela de alguma forma tenha alguma influência na sua vida... Tenha uma ótima semana!
Ola...
para começar eu vou deixar o link para a apostila que eu estou desenvolvendo para trabalhar como o EJA... até +